Varejo farmacêutico tem mais um recorde de faturamento

Mais um recorde para o varejo farmacêutico brasileiro. Nos últimos 12 meses até junho, o setor acumulou R$ 143,5 bilhões de faturamento com a venda de 6,7 bilhões de unidades. É um crescimento de 14% frente ao período anterior e de 24% em dois anos.

Os dados da IQVIA indicam ainda um avanço expressivo dos não medicamentos, cujo share aumentou de 29% para 32% de 2019 para cá. A participação dessa categoria no volume de transações seguiu essa curva ascendente ao passar de 36% para 39%, sob o impulso de produtos para a imunidade, nutrição e serviços farmacêuticos.

Crescimento acelerado no associativismo

O associativismo novamente mostrou sua força e é o segmento que mais puxa o desempenho do varejo farmacêutico. As redes associadas à Febrafar cresceram 23,3% em vendas e 15,5% em unidades; seguido de outras associações/ franquias (respectivamente 22,6% e 13,9%) e das independentes (17,6% e 9,5%).

As redes associadas à Abrafarma cresceram 13,3% em vendas, mas continuam firmes na liderança do setor em receita, com R$ 62,4 bilhões (43% do total). Já as outras redes apresentaram alta de apenas 6,1% de crescimento e ainda apresentaram desaceleração de -1,9% em volume.

Vendas do mercado farmacêutico por tipo de loja em valores R$

Vendas do mercado farmacêutico por tipo de loja em unidades

O estudo também revelou que o associativismo/franquias, assim como as farmácias independentes, cresceram acima dos demais canais em todas as regiões. A maior evolução foi na região Norte (97,3%), seguida do Centro-Oeste (79%), Nordeste (69,7%), Sudeste (60%) e Sul (43,1%).

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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As farmácias independentes cresceram dois dígitos nos últimos 12 meses até junho e ostentam o segundo maior faturamento do setor, atrás apenas das grandes redes. No entanto, detêm o pior tíquete médio – R$ 17,90 – e uma venda mensal de R$ 50 mil por PDV, três vezes menor que a média. Agora, o pequeno varejo reforça a aposta em serviços farmacêuticos para melhorar os níveis de rentabilidade.

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Varejo independente amplia rentabilidade com serviços farmacêuticos

As farmácias independentes cresceram dois dígitos nos últimos 12 meses até junho e ostentam o segundo maior faturamento do setor, atrás apenas das grandes redes. No entanto, detêm o pior tíquete médio – R$ 17,90 – e uma venda mensal de R$ 50 mil por PDV, três vezes menor que a média. Agora, o pequeno varejo reforça a aposta em serviços farmacêuticos para melhorar os níveis de rentabilidade.

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Dez indústrias detêm mais de 40% das vendas em farmácias

Pouco mais de 490 indústrias atuam no mercado farmacêutico brasileiro, mas apenas dez representam impressionantes 43% dos negócios. É o que aponta o mais novo levantamento da consultoria IQVIA, considerando as vendas em farmácias e drogarias nos últimos 12 meses até junho.

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E-commerce e serviços sustentam futuro das farmácias

O e-commerce e os serviços clínicos são as ideias que podem fazer mais diferença para as farmácias nos próximos anos. Essa é a visão de quase seis entre dez profissionais do setor que participaram da última enquete do Panorama Farmacêutico.

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Sete entre dez farmácias ainda descumprem regras da LGPD

Após entrar em vigor em setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) tornou-se realmente obrigatória e passível de multa desde o último dia 1º de agosto. E o cenário nas farmácias e drogarias é bem preocupante. Segundo a última enquete do Panorama Farmacêutico, sete entre dez empresas do setor não estão 100% adequadas à norma.

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Cresce oferta de empregos para farmacêuticos e técnicos

Os farmacêuticos e técnicos foram determinantes para manter aquecido o ritmo de contratações nas farmácias e drogarias. As duas categorias tiveram incremento de dois dígitos no volume de vagas disponíveis no setor na primeira quinzena de agosto, em relação ao mesmo período do mês anterior.

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